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Ex aequo

versão impressa ISSN 0874-5560

Resumo

OLIVEIRA, Catarina Sales  e  MENDES, Andreia. Brincar ao género: Socialização e igualdade na educação pré-escolar. Ex aequo [online]. 2017, n.36, pp.167-186. ISSN 0874-5560.  http://dx.doi.org/10.22355/exaequo.2017.36.10.

Neste artigo, aborda-se a socialização de género na educação pré-escolar. Procurou-se observar como se realiza o processo de socialização de género numa sala de jardim-de-infância em que a educadora frequentou uma oficina de formação em educação de género e cidadania. Acionando uma metodologia de tipo qualitativo, o estudo decorreu numa sala de uma Instituição Privada de Solidariedade Social (IPSS). Os resultados sugerem que a socialização é fortemente marcada pelos papéis de género, o que na sala observada se manifestou de acordo com uma lógica institucional dominante de cariz tradicionalista. A ação e práticas educativas denotam uma sensibilização para as questões do género e da cidadania, mas ainda aquém de uma promoção efetiva.

Palavras-chave : Igualdade de género; papéis de género; socialização de género; educação pré-escolar; pedagogia igualitária.

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