SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número36Para uma visão complexa do bullying homofóbico: Desocultando o quotidiano da homofobia nas escolasDiversidade de Género na Infância e Educação: Contributos para uma Escola Sensível ao (Trans)Género índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Ex aequo

versão impressa ISSN 0874-5560

Resumo

BRAMBILLA, Lisa; POZZEBON, Giulia  e  RIZZO, Marialisa. Questões de género no contexto italiano contemporâneo: Uma análise focada na educação informal e propostas para uma abordagem sensível ao género através de dimensões intergeracionais e interculturais. Ex aequo [online]. 2017, n.36, pp.133-148. ISSN 0874-5560.  http://dx.doi.org/10.22355/exaequo.2017.36.09.

O género está presente de forma generalizada em todas as experiências de educação informal. Isto é particularmente verdadeiro no contexto italiano, em que o sistema educacional, sem uma educação intencional que aborde temáticas de género e faça uso de uma abordagem sensível ao género, corre o risco de não concretizar as suas finalidades fundamentais: a promoção da igualdade de oportunidades e a cidadania ativa. Este artigo, de acordo com a vocação transformadora da investigação pedagógica, explora os riscos e as oportunidades da educação informal sobre género. Depois de uma introdução teórica, sugere-se que intergeracionalidade e interculturalidade sejam dimensões cuja exploração facilita uma melhor compreensão da complexidade da ordem de género na atualidade, abrindo dessa forma novas possibilidades para desafiá-la.

Palavras-chave : Educação informal de género; educação intencional de género; relações intergeracionais; relações interculturais.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons