SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número36Armários de papel: heterossexismo em manuais de espanhol como língua estrangeiraQuestões de género no contexto italiano contemporâneo: Uma análise focada na educação informal e propostas para uma abordagem sensível ao género através de dimensões intergeracionais e interculturais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Ex aequo

versão impressa ISSN 0874-5560

Resumo

SANTOS, Hugo M.; SILVA, Sofia Marques da  e  MENEZES, Isabel. Para uma visão complexa do bullying homofóbico: Desocultando o quotidiano da homofobia nas escolas. Ex aequo [online]. 2017, n.36, pp.117-131. ISSN 0874-5560.  http://dx.doi.org/10.22355/exaequo.2017.36.07.

Apesar do crescente interesse pela investigação LGBTI, em Portugal são escassos os estudos sobre bullying homofóbico. Este artigo explora as representações e as experiências de estudantes do ensino secundário sobre bullying homofóbico, com recurso a 36 grupos de discussão focalizada com 232 raparigas e rapazes em 12 escolas públicas do Norte de Portugal. Constata-se a incapacidade do conceito de bullying homofóbico em abarcar todas as formas de violência homofóbica e heteronormativa da e na escola. A maior expressividade do fenómeno relaciona-se com os seus processos de construção da masculinidade no contexto das culturas juvenis, cuja incidência quotidiana nos desafia a questionar as oportunidades para a construção de uma cidadania inclusiva da diversidade sexual na escola.

Palavras-chave : Escola; bullying; homofobia; masculinidade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons