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Ex aequo

versão impressa ISSN 0874-5560

Resumo

RAMA, Ana Belén Puñal  e  TAMARIT, Ana. A construção mediática do estigma da prostituta em Espanha. Ex aequo [online]. 2017, n.35, pp.101-123. ISSN 0874-5560.  https://doi.org/10.22355/exaequo.2017.35.07.

Os media constroem um discurso que simplifica a realidade da prostituição e estigmatiza quem a exerce. Este artigo parte de uma análise do discurso da representação da prostituição nos jornais El País e ABC, desde a transição espanhola até 2012. Apesar de serem ideologicamente opostos (conservador e católico o ABC e identificado com a ideologia de esquerda do PSOE, o El País), em ambos está presente o estigma. É um estigma construído de forma diferente, já que a imagem da prostituta é articulada em torno da moral no ABC e em torno da ideologia progressista no El País, mas que tem o mesmo ponto de partida e uma confluência final. Em ambos, a mulher que se prostitui é prostituta antes de ser mulher e pessoa e ambos acabarão por coincidir na redução da representação da prostituta à de «hipervítima» numa perspetiva abolicionista.

Palavras-chave : Prostituição; estigma; estudos feministas; Comunicação; Género.

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