SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número33Entre mulheres: o ensino doméstico e a profissãoO género no jornalismo em tempos de recessão: como se dá a representação mediática das mulheres num contexto de crise em Portugal índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Ex aequo

versão impressa ISSN 0874-5560

Resumo

CARVALHO, Ana Filipa  e  FERNANDES, Emília. Processos de discriminação de profissionais imigrantes e qualificadas em contextos laborais tipicamente masculinos. Ex aequo [online]. 2016, n.33, pp.117-132. ISSN 0874-5560.

O aumento dos fluxos migratórios independentes das mulheres continua a coexistir com profundas desigualdades assentes, nomeadamente, em formas de segregação hori-zontal, vertical e transversal. Este artigo procura explorar os processos de dupla discriminação - de género e de imigração - tal como são percecionados por um grupo de mulheres imigrantes qualificadas a trabalhar em Portugal nas áreas académicas das engenharias, um contexto tipicamente masculino. A investigação baseia-se num estudo qualitativo e tem como objetivo contribuir para a discussão de como é (ou não é) promovida a igualdade profissional de género, num contexto particular, e retratar a potencial discriminação de género específica que se pode associar à experiência de imigração.

Palavras-chave : mulheres qualificadas imigrantes; contextos tipicamente masculinos; gestão da diversidade; igualdade de oportunidades.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons