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Ex aequo

versão impressa ISSN 0874-5560

Resumo

OSTROUCH-KAMI´NSKA, Joanna  e  CHMURA-RUTKOWSKA, Iwona. Educação sexual em contexto familiar: Um estudo das relações intergeracionais em famílias da Polónia. Ex aequo [online]. 2015, n.32, pp.183-188. ISSN 0874-5560.

Na prática escolar, a educação sexual é habitualmente um campo fértil para os estereótipos. Sabe-se pouco também acerca da qualidade e conteúdos da educação sexual realizada em contexto familiar. Por este motivo, o objetivo da presente investigação consiste em analisar as experiências de socialização em função do género de homens e de mulheres jovens nas suas famílias de origem. As análises quantitativas e qualitativas de dados, recolhidos através de questionários, foram feitas no âmbito da teoria do «currículo nulo» de Eisner (1979). A investigação mostrou que para um quinto dos homens e para um sexto das mulheres a sexualidade e a atividade sexual eram tabu. Pais e mães tendiam a educar - em consonância com os estereótipos de género - mais as raparigas do que os rapazes, procurando estes informar-se junto dos pares e dos meios de comunicação eróticos.

Palavras-chave : educação sexual; sexualidade; socialização de género; relações familiares.

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