SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número25Igualdade de Género na Universidade da Beira InteriorEntre mulheres: Género e representações das relações íntimas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Ex aequo

versão impressa ISSN 0874-5560

Resumo

QUEIROS, Margarida. Políticas Públicas para a Igualdade: Uma reflexão a partir do Guia para o combate à discriminação nos Municípios. Ex aequo [online]. 2012, n.25, pp.137-148. ISSN 0874-5560.

Enquanto planos estratégicos para o combate às desigualdades e instrumentos para a resolução partilhada dos problemas nos territórios municipais, os planos municipais para a igualdade de género, PMIG, acentuam a responsabilidade do planeamento estratégico municipal para pensar «relacionalmente» o espaço, enquanto produto de intervenções e de (re)construção de identidades - espaço ativo - e antecipar e responder às necessidades e escolhas ao longo da vida, na melhoria das relações sociais, na qualidade de vida e na competitividade dos territórios - espaço ergonómico. A escolha por um território que abrigue todas as pessoas do melhor modo que o mundo contemporâneo permite implica uma reflexão sobre o território quanto às suas qualidades: pertença, acesso e utilização.

Palavras-chave : Planos Municipais para a Igualdade de Género; planeamento estratégico; território ativo; território ergonómico; acupuntura territorial.

        · resumo em Francês | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons