SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número2Comparação da Análise de Componentes Principais e da CATPCA na Avaliação da Satisfação do Passageiro de uma Transportadora AéreaAgregação ordinal de produtividades parciais: estudo de caso em agricultura familiar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Em processo de indexaçãoCitado por Google
  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO
  • Em processo de indexaçãoSimilares em Google

Compartilhar


Investigação Operacional

versão impressa ISSN 0874-5161

Resumo

COSTA, Helder Gomes; SANTAFE JUNIOR, Hélvio Pessanha Guimarães  e  HADDAD, Assed Naked. Uma contribuição do método ELECTRE TRI à obtenção da classificação de riscos industriais. Inv. Op. [online]. 2007, vol.27, n.2, pp.179-197. ISSN 0874-5161.

A classificação de riscos é um problema reevante no contexto industrial, cuja complexidade é amplificada quando dados estatísticos não estão disponívieis. Este artigo propõe uma abordagem inédita para a classificação de Riscos Industriais, a qual é fundamentada na integração de uma ferramenta de Gerenciamento de Riscos (Matriz de Classificação de Riscos ) a um método de Auxílio Multicritério à Decisão (Método ELECTRE TRI). Apresenta-se também uma aplicação da proposta, cujos resultados indicam a viabilidade de aplicação da presente proposta, especialmente em situação onde dados históricos não estão acessíveis.

Palavras-chave : ELECTRE; Multicriteria; Risk; MCDM; MCDA.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )