SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número1Do estereótipo à visão fenomenológica: análises sobre o “agarrado” índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Toxicodependências

versão impressa ISSN 0874-4890

Resumo

LOMBA, Lurdes; APOSTOLO, João; MENDES, Fernando  e  CAMPOS, Diana Catarina de. Jovens portugueses que frequentam ambientes recreativos nocturnos. Quem são e comportamentos que adoptam. Toxicodependências [online]. 2011, vol.17, n.1, pp.3-15. ISSN 0874-4890.

Os ambientes recreativos nocturnos têm conquistado, na actualidade, um protagonismo crescente na vida juvenil, determinando estilos de vida e legitimando comportamentos tidos como necessários para a obtenção da diversão e do prazer imediato. É neste contexto que se assiste à generalização e normalização do consumo recreativo de álcool e drogas bem como à adopção de outros comportamentos de risco associados. Este estudo pretende delinear o perfil dos jovens portugueses que frequentam estes locais de diversão e determinar quais os com­portamentos que adoptam decorrentes do seu envolvimento nestas actividades a partir de um estudo descritivo realizado numa amostra de 1257 jovens frequentadores de ambientes recreativos nocturnos, com idades compreendidas entre os 15 e os 35 anos, oriundos de 9 cidades portuguesas, dando particular ênfase às suas características sociodemográficas, aos seus hábitos recreativos e modo como se deslocam para os locais de diversão. São ainda analisados os comportamentos por estes adoptados no âmbito do consumo de substâncias psicoactivas, sexualidade, condução rodoviária e violência.

Palavras-chave : Jovens; Ambientes Recreativos Nocturnos; Comportamentos de Risco.

        · resumo em Francês | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )