SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número3Representações Sociais da Droga e da Toxicodependência. Inquérito à população jovem presente no Rock in Rio - Lisboa 2008Consumo de álcool em toxicodependentes em tratamento índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Toxicodependências

versión impresa ISSN 0874-4890

Resumen

TRIGUEIROS, Liliana  y  CARVALHO, Maria Carmo. Novos usos de drogas: um estudo qualitativo a partir das trajectórias de vida. Toxicodependências [online]. 2010, vol.16, n.3, pp.29-44. ISSN 0874-4890.

O presente estudo visa contribuir para a caracterização dos jovens utilizadores de substâncias psicoactivas (SPAs), num contexto de grande transformação do fenómeno de uso de drogas no nosso país e no plano internacional. Apresentam-se os dados de uma pesqui­sa exploratória que pretende contribuir para a caracterização dos jovens consumidores, apontando algumas regularidades nas suas trajectórias de vida, através de uma metodologia biográfica com entrevistas em profundidade a uma amostra de 22 jovens, reunida por amostragem em cadeia (snowball). Dois grupos evidenciaram-se, pelo seu distanciamento vs. proximidade em relação a padrões de uso problemático, designados aqui por trajectórias ex-problemáticas nos velhos consumidores e não-problemáticas nos novos consumidores. Os resultados demonstraram ainda que estes jovens têm uma grande estruturação familiar e estão bem inseridos na sua comunidade. Destacamos a ausência de linearidade na relação entre presença de comportamentos transgressivos e consumo de SPAs, assim como uma forte associação deste último aos contextos recreativos e ao grupo de pares.

Palabras clave : Novos Usos de Drogas; Trajectórias de Vida; Jovens Consumidores de SPAs.

        · resumen en Español | Francés | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )