SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número2Exclusão social e violências quotidianas em “bairros degradados”: etnografia das drogas numa periferia urbanaConsumo “não problemático” de drogas ilegais índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Toxicodependências

versão impressa ISSN 0874-4890

Resumo

RAUPP, Luciane  e  ADORNO, Rubens de C. F.. Uso de crack na cidade de São Paulo / Brasil. Toxicodependências [online]. 2010, vol.16, n.2, pp.29-37. ISSN 0874-4890.

Crack é uma substância psicoativa derivada da pasta de coca. Apresenta elevado potencial aditivo pela peculiar combinação de efeitos farmacológicos e socioculturais implicados em seu uso. Frente ao aumento do uso de crack em diferentes cidades do Brasil, esse artigo visa contribuir para uma compreensão do cotidiano de usuários de uma região específica da área central de São Paulo conhecida como Cracolândia. Os dados apresentados são oriundos de uma pesquisa de doutorado que empregou o método etnográfico para descrever o perfil dos usuários, seus padrões de sociabilidade e a relação entre uso da droga e auto-cuidado. A análise dos dados do diário de campo sugere uma estreita relação entre a situação e o contexto social dos usuários e seu padrão de uso de crack. A grande maioria estava em situação de rua e apresentava um padrão de uso compulsivo no qual o auto-cuidado ou quaisquer outras atividades eram secundarizadas frente ao consumo frenético da droga.

Palavras-chave : Drogadição; Uso de Crack; Etnografia; Saúde Pública.

        · resumo em Francês | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )