SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 issue2The role of the personality and coping strategies on investment in appearance in young adultsThe effects of the order of picture presentation on the subjective emotional evaluation of pictures author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Psicologia

Print version ISSN 0874-2049

Abstract

AMARAL, Rita; MONTEIRO, Lígia; SANTOS, Carolina  and  TORRES, Nuno. Crenças sobre o papel do pai numa amostra de homens Portugueses: Implicações para uma parentalidade positiva. Psicologia [online]. 2020, vol.34, n.2, pp.159-170. ISSN 0874-2049.  https://doi.org/10.17575/psicologia.v34i2.1517.

Este estudo teve como objetivo analisar variáveis explicativas da qualidade da parentalidade na perspetiva do pai, nomeadamente: as crenças sobre o seu papel e variáveis sociodemográficas como a idade, habilitações literárias e trabalho. Participaram 207 pais de famílias nucleares com crianças a frequentar o pré-escolar (105 rapazes). Os resultados indicam que existem associações significativas e positivas entre as habilitações literárias do pai, as suas crenças e a parentalidade positiva; e associações negativas entre a idade do pai e as suas crenças, e entre estas e a parentalidade negativa. Para a parentalidade positiva, as crenças sobre o papel do pai são o único preditor significativo existindo, ainda, um efeito de interação entre as crenças e as habilitações literárias. Os resultados sugerem a importância de se considerar e integrar o modo como o pai concebe o seu papel, no âmbito de programas de promoção do envolvimento parental.

Keywords : Crenças sobre o papel do pai; habilitações literárias; parentalidade positiva e negativa.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License