SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 issue2Social and emotional learning in elementary school children: The evaluation of the KidsTalentum programBeliefs about the role of the father in a sample of Portuguese men: Implications for a positive parenting author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Psicologia

Print version ISSN 0874-2049

Abstract

CLARO, Patrícia da Costa  and  MOTA, Catarina Pinheiro. O papel da personalidade e das estratégias de coping no investimento na aparência em jovens adultos. Psicologia [online]. 2020, vol.34, n.2, pp.143-158. ISSN 0874-2049.  https://doi.org/10.17575/psicologia.v34i2.1516.

O presente estudo teve como objetivo principal analisar o papel moderador das estratégias de coping na associação entre personalidade e investimento na aparência. A amostra foi constituída por 948 jovens adultos (327 do sexo masculino - 34.5 % e 621 do sexo feminino - 65.5 %), entre os 18 e os 30 anos (M = 21.76, DP = 3.31), tendo sido utilizados instrumentos de autorrelato, nomeadamente: Inventário de Personalidade NEO-FFI-20; COPE - Inventory; e o Inventário de Esquemas sobre a Aparência - Revisto (ASI-R). Os resultados apontam que a presença de traços de personalidade emocionalmente ajustados e estratégias de coping consideradas adaptativas têm um papel preditor positivo no investimento ajustado na aparência dos jovens (menor saliência auto-avaliativa). Constata-se ainda o efeito moderador das estratégias de coping adaptativas e não adaptativas na associação supracitada, revelando que apesar de traços de personalidade emocionalmente ajustados, na presença de baixas estratégias de coping adaptativas, a saliência auto-avaliativa aumenta.

Keywords : Personalidade; coping; investimento esquemático na aparência; jovens adultos; psicologia clínica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License