SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 issue1The role of the locus of control in the relationship between situational leadership and satisfactionHealth assessment of portuguese teachers: The Teacher’s Health Questionnaire author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Psicologia

Print version ISSN 0874-2049

Abstract

AZEVEDO, Vanessa; MARTINS, Carla  and  MAIA, Ângela. Lifetime Experiences Scale (LIFES): Desenvolvimento e validação em amostras da comunidade. Psicologia [online]. 2020, vol.34, n.1, pp.174-194. ISSN 0874-2049.  https://doi.org/10.17575/psicologia.v34i1.1456.

Este artigo descreve o processo de desenvolvimento e validação de um novo instrumento para avaliar experiências de vida, reportadas por adultos: a Lifetime Experiences Scale (LIFES). A originalidade deste instrumento prende-se com a inclusão quer de experiências positivas, quer negativas ocorridas na infância, adolescência e vida adulta. A LIFES é uma medida de autorrelato organizada em duas secções: 75 itens (abrangendo oito domínios: percurso escolar, percurso profissional, saúde, tempos livres, condições de vida, experiências adversas, realizações e pessoas e relações) sobre experiências vividas e espaços em branco para as experiências não vividas (mas desejadas). Os procedimentos realizados para o desenvolvimento da LIFES são apresentados detalhadamente (e.g., construto, criação de itens e questões). Além disso, são apresentadas evidências baseadas no conteúdo, processo de resposta, relação com outras variáveis e diferentes tipos de fiabilidade, em amostras da comunidade. Genericamente, os resultados da LIFES indicam boas evidências de validade e fiabilidade, apresentando-se como um instrumento útil quer para fins de investigação, quer clínicos.

Keywords : Psicologia do Desenvolvimento; eventos de vida; consistência; ciclo de vida; avaliação retrospetiva; autorrelato.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License