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Psicologia

versión impresa ISSN 0874-2049

Resumen

NEVES, Sofia et al. Bullying homofóbico: Crenças e práticas de estudantes do Ensino Superior em PortugalHomophobic Bullying: Beliefs and practices of higher education students in Portugal. Psicologia [online]. 2019, vol.33, n.2, pp.47-59. ISSN 0874-2049.  https://doi.org/10.17575/rpsicol.v33i2.1460.

O presente estudo teve como objetivo caracterizar as crenças e as práticas de um grupo de 369 estudantes do Ensino Superior português, 282 do sexo feminino e 84 do sexo masculino, com uma média de idades de 21.49, relativamente ao bullying homofóbico. A partir do preenchimento de uma ficha sociodemográfica e de três Inventários, concluiu-se que os homens praticam e sofrem mais bullying homofóbico do que as mulheres. Os/As estudantes portugueses/as que praticam comportamentos violentos contra pessoas lésbicas e gays (LG) apresentam crenças mais conservadoras sobre a orientação sexual LG e sobre o género do que os/as que não praticam. As pessoas que revelam crenças sobre a orientação sexual LG mais conservadoras são também aquelas que revelam crenças de género mais conservadoras (r=0.423, p<0.001). Os homens revelam crenças sobre a orientação sexual LG mais conservadoras (t(102.046)=-4.908,p<.001), sendo também os que praticam mais violência contra pessoas LG.

Palabras clave : Bullying; género; homofobia; Portugal.

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