SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 issue1The role of the father in children’s emotional comprehension: Parenting styles and emotion socialization practices of negative emotionsTranslation and Adaptation of the CARSAL / CARVAL Scale to Portugal: a psychometric study author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Psicologia

Print version ISSN 0874-2049

Abstract

NUNES, Filipa; CORREIA, Filipa  and  MOTA, Catarina Pinheiro. Individuation Test for Emerging Adults (ITEA): Adaptação para a população portuguesa. Psicologia [online]. 2019, vol.33, n.1, pp.33-46. ISSN 0874-2049.  https://doi.org/10.17575/rpsicol.v33i1.1396.

O presente estudo procura adaptar para a população portuguesa o Individuation Test for Emerging Adults (ITEA) e analisar as suas características psicométricas. A amostra em estudo foi constituída por 432 adultos emergentes portugueses com idades compreendidas entre os 18 e os 30 anos. A análise fatorial confirmatória revelou índices de ajustamento adequados confirmando o modelo conceptual original do ITEA. Os resultados alcançados revelam propriedades psicométricas que confirmam a adequação linguística e cultural do ITEA na população portuguesa. O ITEA revelou-se capaz de identificar diferenças no processo de distanciamento psicológico aos pais, por parte dos adultos emergentes, em função da idade e género dos participantes. A confiabilidade foi avaliada através do alpha de Cronbach, que revelou índices de .80 /.82 para a totalidade do instrumento na sua versão da mãe e do pai. Para além disto, foi encontrada a invariância de medição entre os papéis parentais e o género do participante.

Keywords : Individuação; adultos emergentes; ITEA.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License