SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número2Efeitos do género, tempo de serviço e orientação religiosa da escola na dimensão ética e afetiva da identidade docente índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia

versão impressa ISSN 0874-2049

Resumo

MOTA, Catarina Pinheiro  e  PINHEIRO, Mónica. Estilos parentais, bullying e o papel mediador da sintomatologia psicopatológica em adolescentes e jovens adultos. Psicologia [online]. 2018, vol.32, n.2, pp.41-55. ISSN 0874-2049.  https://doi.org/10.17575/rpsicol.v32i2.1345.

O bullying constitui um fenómeno que embora tenha vindo a assumir grandes repercussões nas últimas décadas, continua a carecer de uma abordagem compreensiva e relacional face às vivências dos jovens. O presente estudo teve como objetivo analisar os estilos parentais percebidos, quer relativamente à mãe, quer relativamente ao pai, e testar o seu papel no envolvimento em comportamentos de bullying, assim como, analisar o papel mediador da sintomatologia psicopatológica na associação anterior. A amostra foi constituída por 1976 adolescentes e jovens adultos, com idades compreendidas entre os 14 e os 25 anos de idade (M = 17.22; DP = 2.50). Os resultados apontam para uma associação significativa dos estilos parentais dos pais face aos comportamentos de bullying e ainda para existência de um papel mediador da sintomatologia psicopatológica na associação entre estilos parentais e comportamentos de bullying. Os resultados serão discutidos à luz da teoria de Baumrind, assumindo a importância dos estilos parentais para o desenvolvimento psicológico e comportamental nos adolescentes e jovens adultos.

Palavras-chave : Estilos parentais; bullying; sintomatologia psicopatológica; adolescentes e jovens adultos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons