SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue2Social Well-Being Scales: Validity and Reliability Evidence in the Portuguese ContextParental styles, bullying and the mediational role of psychopathological symptoms in adolescents and young adults author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Psicologia

Print version ISSN 0874-2049

Abstract

GRANJO, Manuel  and  PEIXOTO, Francisco. Efeitos do género, tempo de serviço e orientação religiosa da escola na dimensão ética e afetiva da identidade docente. Psicologia [online]. 2018, vol.32, n.2, pp.27-40. ISSN 0874-2049.  https://doi.org/10.17575/rpsicol.v32i2.1343.

Este estudo analisa as diferenças introduzidas pelo género, anos de serviço e orientação religiosa da escola na dimensão ética e afetiva da identidade docente. 450 professores de escolas privadas distribuídas pelo território nacional e ilha da Madeira, sendo 306 do género feminino (68%), com idades entre os 21 e os 73 anos (M = 41, DP = 9.56) e uma média de 15.5 anos de serviço, responderam a um questionário online. Os resultados mostram que as professoras expressaram autopercepções mais favoráveis na orientação ética, na relação com os colegas e satisfação, nas competências profissionais e de conduta e no compromisso afetivo. Os anos de serviço introduzem diferenças no autoconceito profissional e em algumas das suas dimensões; o compromisso afetivo aumenta com a experiência, enquanto o compromisso instrumental diminui. Os professores de escolas com orientação religiosa apresentam autopercepções mais favoráveis na relação com os alunos, na satisfação profissional e no compromisso.

Keywords : Identidade docente; género; tempo de serviço; orientação religiosa da escola.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License