SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue2Dimensions of Identity Development Scale: Initial psychometric studiesEffects of gender, teaching experience and school religious orientation on ethical and affective dimensions of teacher identity author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Psicologia

Print version ISSN 0874-2049

Abstract

LAGES, Ana; MAGALHAES, Eunice; ANTUNES, Carla  and  FERREIRA, Célia. Escalas de Bem-Estar Social: Evidências de validade e fidelidade no contexto português. Psicologia [online]. 2018, vol.32, n.2, pp.15-26. ISSN 0874-2049.  https://doi.org/10.17575/rpsicol.v32i2.1334.

Este estudo pretende providenciar evidências de validade e fidelidade das Escalas de Bem-Estar Social no contexto português. Foi desenvolvido um estudo transversal com 322 adultos (M=30.45; SD= 8.52) com idades compreendidas entre os 18 e 58 anos, maioritariamente do sexo feminino (65.8%). A Análise Fatorial Confirmatória revelou um bom ajustamento do modelo, considerando o modelo dos cinco fatores consistente com a proposta teórica original. Além disso, evidências de validade adicional foram obtidas através das associações estatisticamente significativas obtidas entre as dimensões de bem-estar social e a satisfação com a vida, depressão e ansiedade. Dados de fidelidade revelam adequada consistência interna para todas as dimensões de bem-estar. Esta escala é útil para avaliar o bem-estar social na idade adulta no contexto português, permitindo não só uma abordagem mais compreensiva da saúde mental, mas também providenciando oportunidades de avaliação e intervenção centradas numa perspetiva positiva.

Keywords : Escalas de Bem-Estar Social; Saúde Mental; Psicometria; Idade Adulta.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License