SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número2Resiliência e autoconceito de competência em jovens institucionalizados e não-institucionalizadosAtitudes dos pares sobre a inclusão: Contributos da adaptação de um instrumento índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia

versão impressa ISSN 0874-2049

Resumo

TAVARES, Dionísia  e  FREIRE, Teresa. Experiência de flow, controlo atencional e regulação emocional: contributos para o desenvolvimento positivo de adolescentes. Psicologia [online]. 2016, vol.30, n.2, pp.77-94. ISSN 0874-2049.  https://doi.org/10.17575/rpsicol.v30i2.1119.

A investigação tem demonstrado que as experiências ótimas promovem o desenvolvimento positivo. Sendo a adolescência marcada pela experimentação e definição de interesses, é também um período crucial para a ocorrência de experiências ótimas na vida diária, concretamente, a experiência de Flow. Os adolescentes estão mais propensos a procurar desafios e desenvolver novas competências nos vários contextos, emergindo assim a possibilidade de experienciarem Flow e desenvolverem vidas bem-sucedidas. O presente artigo apresenta uma revisão dos principais resultados da investigação acerca dos fatores individuais e contextuais associados à experiência de Flow e do impacto desta na vida dos adolescentes. Especificamente, o artigo discute as possíveis relações entre o Controlo Atencional, a Regulação Emocional e a experiência de Flow, e a importância destes para o desenvolvimento positivo dos adolescentes. Adotando uma perspetiva social e ecológica, o artigo apresenta conclusões e sugere novas linhas de investigação futura acerca dos preditores da experiência de Flow.

Palavras-chave : Experiência de Flow; Controlo Atencional; Regulação Emocional; Adolescentes; Desenvolvimento Positivo.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons