SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número2"The place I long to be": Processos de resiliência em migrantesExperiência de flow, controlo atencional e regulação emocional: contributos para o desenvolvimento positivo de adolescentes índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia

versão impressa ISSN 0874-2049

Resumo

MARTINS, Maria Helena Venâncio  e  NETO, Vanessa Clemente. Resiliência e autoconceito de competência em jovens institucionalizados e não-institucionalizados. Psicologia [online]. 2016, vol.30, n.2, pp.61-76. ISSN 0874-2049.  https://doi.org/10.17575/rpsicol.v30i2.1122.

A institucionalização de jovens pode ter importantes influências negativas no seu desenvolvimento e bem-estar emocional. O objetivo desta pesquisa foi analisar as relações entre a resiliência e o autoconceito de competência em jovens institucionalizados e não institucionalizados. A amostra é constituída por 158 jovens com idades compreendidas entre os 15 e os 18 anos de idade. Os instrumentos utilizados foram um questionário sociodemográfico, o Healthy Kids Resilience Assessment Module e a Self Concept of Competence Scale. Os resultados mostram que: (1) não existem diferenças significativas entre os dois grupos a nível da resiliência; (2) a amostra de jovens não institucionalizados apresentou resultados mais elevados relativamente ao autoconceito de competência; e (3) existe uma correlação positiva de forte magnitude entre a resiliência e o autoconceito de competência entre os jovens não institucionalizados. Os resultados são discutidos tomando como referência a perspectiva construtivista de resiliência.

Palavras-chave : Resiliência; Autoconceito de competência; Institucionalização; Jovens.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons