SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número2Religiosidade, Espiritualidade e Saúde Mental: da conceptualização, à relação e às orientações para a integração (revisão teórica)A prevalência do transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (tdah): uma revisão de literatura índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia

versão impressa ISSN 0874-2049

Resumo

RAMOS, Maély Holanda; SILVA, Simone Souza  e  PONTES, Fernando Ramos. Panorama das pesquisas sobre crenças coletivas de eficácia docente. Psicologia [online]. 2015, vol.29, n.2, pp.33-46. ISSN 0874-2049.  https://doi.org/10.17575/rpsicol.v29i2.1012.

Eficácia coletiva docente refere-se às crenças de um professor na capacidade dos membros do seu grupo para obterem sucesso numa determinada ação pedagógica. Este artigo tem o objetivo de construir um panorama das pesquisas sobre eficácia coletiva de professores, na perspectiva social cognitiva. Torna-se por base a Teoria Social Cognitiva de Albert Bandura. Para tanto, foram analisados 30 artigos resultantes de buscas realizadas nas bases de dados da CAPES-periódicos, referentes ao período entre 2000 a 2014. Para análise dos dados aplicou-se estudo das redes de relações para identificar as conexões entre as variáveis investigadas nos artigos por meio de grafos. Os resultados indicaram que nos artigos investigados algumas variáveis alcançaram destaque, pois foram mais frequentemente relacionadas à eficácia coletiva, a saber: autoeficácia docente, desempenho de alunos e situação socioeconômica. Isto indica que estas variáveis podem influenciar a eficácia coletiva. Notou-se que os estudos indicaram uma influência recíproca entre autoeficácia e eficácia coletiva. Isto sugere que, apesar de serem construtos distintos, estas variáveis são interdependentes.

Palavras-chave : Eficácia coletiva; Professores; Revisão Sistemática.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons