SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número2Mas porquê? Um estudo multiteórico dos preditores da infidelidadePanorama das pesquisas sobre crenças coletivas de eficácia docente índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia

versão impressa ISSN 0874-2049

Resumo

FREIRE, Jaclin  e  MOLEIRO, Carla. Religiosidade, Espiritualidade e Saúde Mental: da conceptualização, à relação e às orientações para a integração (revisão teórica). Psicologia [online]. 2015, vol.29, n.2, pp.17-32. ISSN 0874-2049.  http://dx.doi.org/10.17575/rpsicol.v29i2.1006.

Em Portugal, a investigação científica tem sido escassa no domínio do estudo da religiosidade, espiritualidade e saúde mental. Assim, este artigo propõe-se estimular o interesse pela área, fornecendo uma visão geral do corpo de investigação relativo a religiosidade, espiritualidade e saúde mental. Realça-se o papel e a importância que estas dimensões desempenham na vida de muitos indivíduos, quer estes sofram de doença ou mal-estar físico ou mental. É fornecido um resumo da conceptualização da religião (religiosidade) e espiritualidade, incluindo algumas áreas de desacordo e controvérsia. Incluem-se também orientações para a integração e formação profissional, tendo em consideração os aspectos éticos inerentes ao processo. Por fim, segue-se uma reflexão sobre a importância de integrar a religiosidade e a espiritualidade no campo da saúde mental, bem como algumas implicações para a prática clínica, com especial enfoque no sistema de saúde mental português.

Palavras-chave : Religiosidade; Espiritualidade; Saúde Mental; Conceptualização; Diretrizes de integração; Desafios éticos.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons