SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue1Perfectionism, emotional disturbance and its relation to eating disorder symptomatology: A study with Portuguese adolescentsBetter off together: A cluster analysis of self-leadership and its relationship to individual innovation in hospital nurses author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Psicologia

Print version ISSN 0874-2049

Abstract

BARDAGI, Marucia Patta  and  ALBANAES, Patricia. Relações entre Adaptabilidade de carreira e personalidade: Um estudo com universitários ingressantes brasileiros. Psicologia [online]. 2015, vol.29, n.1, pp.35-44. ISSN 0874-2049.

Identificar os fatores que influenciam a experiência universitária dos estudantes é importante para a pesquisa no desenvolvimento de carreira e permite uma maior compreensão da adaptação acadêmica dos alunos. Este estudo investigou as relações entre traços de personalidade e adaptabilidade de carreira em universitários ingressantes brasileiros. 359 alunos participaram (59.3% mulheres), com idade média de 20.6 anos, que responderam a perguntas biodemográficas, uma escala de adaptabilidade de carreira e uma lista de marcadores de personalidade. Foram encontradas correlações significativas entre adaptabilidade e todas as dimensões da personalidade. Não houve diferenças significativas entre os sexos na adaptabilidade e os estudantes de Humanidades tiveram escores significativamente mais baixos em preocupação de carreira do que alunos de outras áreas. Os resultados favorecem a discussão sobre o impacto das características de entrada dos estudantes para a adaptação e o engajamento acadêmico.

Keywords : Adaptabilidade de carreira; Personalidade; Estudantes universitários.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License