SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número1Perceção de justiça, discriminação e sexismo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Psicologia

versión impresa ISSN 0874-2049

Resumen

ORGHIAN, Diana et al. Os fenómenos das inferências e transferências espontâneas de traço: O que são, de onde vieram, para onde vão?. Psicologia [online]. 2014, vol.28, n.1, pp.77-89. ISSN 0874-2049.

O fenómeno das Inferências Espontâneas de Traço (IETs) consiste na constatação de que, no seguimento da exposição a um comportamento implicativo de um traço de personalidade, se verifica uma inferência do traço acerca do respectivo autor, sem que haja intenção nem consciência por parte do observador (Winter & Uleman, 1984). Recentemente, o fenómeno de Transferências Espontâneas de Traço (TETs) veio revelar que os traços implicados pelas descrições comportamentais se podem vincular a outros sujeitos que não o seu autor, tais como um comunicador do comportamento. A descoberta do efeito de TETs veio incidir uma nova luz sobre a caracterização das IETs. Especificamente, enquanto que alguns autores definiram as IETs como um processo de natureza inferencial, por oposição às TETs, que se caracterizariam por processos associativos, outros sugeriram que a ambos os efeitos subjaz um mesmo mecanismo associativo. O presente artigo incidirá sobre a investigação na área das IETs e TETs, fazendo uma exposição crítica do debate entre as duas explicações oferecidas e propondo novas formas empíricas de o esclarecer.

Palabras clave : Inferências Espontâneas de Traço; Transferências Espontâneas de Traço; Processo Atribucional; Processo Associativo.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )