SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue1Short-Form of the Portuguese version of the positive and negative affect schedule - PANAS-Port-VRP: Confirmatory factorial analysis and temporal invarianceThe Spontaneous Trait Inference and Transference Phenomena: What are their meanings, where are they coming from, and where are they going to? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Psicologia

Print version ISSN 0874-2049

Abstract

SANTOS, Maria Helena  and  AMANCIO, Lígia. Perceção de justiça, discriminação e sexismo. Psicologia [online]. 2014, vol.28, n.1, pp.63-76. ISSN 0874-2049.

Este artigo teórico analisou as dinâmicas intergrupais e a mudança social, particularmente no caso das categorias de sexo e das relações de género, no sentido de perceber a persistência das discriminações e destacar as condições que contribuem para esta. O artigo articula diferentes níveis de análise, sobretudo ao nível intergrupal e ideológico, para conhecer a perspetiva dos envolvidos e entender as condições que levam os membros dos grupos dominados a adotar (ou não) ações que melhorem a situação. Demonstra, nomeadamente, que estes grupos vivem um estado de ambiguidade face às consequências do preconceito e discriminação a que são sujeitos e que, por isso, nem sempre percebem que são discriminados. Este sentimento, também entendido como uma estratégia de coping, não contribui para a mudança, porque limita o envolvimento das pessoas em ações que conduzam à alteração da situação.

Keywords : Relações Intergrupais; Género; Justiça; Discriminação; Sexismo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )