SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número2O Feminino e o masculino na etologia, sociobiologia e psicologia evolutiva: Revisão de alguns conceitosViolência doméstica e stalking pós-rutura: dinâmicas, coping e impacto psicossocial na vítima índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia

versão impressa ISSN 0874-2049

Resumo

BAPTISTA, Joana; SOARES, Isabel  e  HENRIQUES, Margarida. O Impacto da adoção no desenvolvimento da criança. Psicologia [online]. 2013, vol.27, n.2, pp.63-79. ISSN 0874-2049.

Em comparação com os pares da comunidade, as crianças que foram adotadas enfrentam, com maior frequência, adversidade e risco nos primeiros tempos de vida, os quais se podem situar ao nível de complicações ao nascimento e de experiências de perda da família biológica, bem como ao nível do acolhimento em instituições caracterizadas por cuidados pouco responsivos. Nos últimos anos, clínicos e investigadores têm vindo a alertar para os efeitos negativos daquelas experiências no desenvolvimento da criança. Simultaneamente, a literatura tem vindo a reforçar a ocorrência de mudanças positivas em áreas diversas do desenvolvimento, após a integração numa família por adoção. Este artigo de revisão apresenta uma sistematização de resultados de estudos que analisaram o impacto da adoção, sobretudo internacional, no desenvolvimento físico, cognitivo, sócio-emocional e nos problemas de comportamento da criança que foi adotada.

Palavras-chave : adoção; crescimento; desenvolvimento; vinculação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )