SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número2Diagnóstico em Freud e Lacan: Objectivos, Métodos e CritériosO Impacto da adoção no desenvolvimento da criança índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia

versão impressa ISSN 0874-2049

Resumo

RAMOS, Conceição Maria  e  LENCASTRE, Marina Prieto Afonso. O Feminino e o masculino na etologia, sociobiologia e psicologia evolutiva: Revisão de alguns conceitos. Psicologia [online]. 2013, vol.27, n.2, pp.33-61. ISSN 0874-2049.

O presente artigo pretende apresentar ao público leitor de psicologia alguns conceitos importantes sobre o masculino e o feminino defendidos em obras seminais da etologia humana, sociobiologia e psicologia evolutiva. As críticas clássicas das ciências sociais ao determinismo biológico não encontram eco nas actuais teorias biológicas sobre o comportamento, que enfatizam a interacção necessária entre factores genéticos, ecológicos e sócio-culturais, assim como o carácter estatístico das observações empíricas. No entanto, a conclusão do artigo aponta para o risco potencial destas disciplinas reduzirem demasiado a distância entre as causas últimas e os factores próximos de motivação, ignorando desta forma os efeitos inovadores dos processos actuais de socialização.

Palavras-chave : etologia humana; sociobiologia; psicologia evolutiva; feminino; masculino.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )