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Psicologia

versão impressa ISSN 0874-2049

Resumo

STOCKER, Joana  e  FARIA, Luísa. Competência percebida no ensino secundário: do conceito à avaliação através de um questionário compósito. Psicologia [online]. 2012, vol.26, n.2, pp.113-140. ISSN 0874-2049.

A competência percebida no domínio da realização académica corresponde aos juízos que os alunos constroem acerca das suas capacidades e competências pessoais, influenciando a respectiva motivação e desempenho. Este construto será analisado no quadro de um modelo conceptual compreensivo que integra diferentes dimensões motivacionais: concepções pessoais de inteligência, dimensões causais, auto­‑conceito e auto­‑eficácia académicos e competência emocional, propondo­‑se uma medida de avaliação compósita com 162 itens, o Questionário Compósito de Competência Percebida (QCCP). Serão apresentadas as fases de construção e adaptação - estudo­‑piloto com 385 alunos e estudo de validação com 1794 alunos, todos do secundário -, bem como os resultados de análises psicométricas com o QCCP. Este extraiu 44% da variância total, revelou alphas entre 0,73 e 0,94, correlações positivas entre a maior parte das dimensões, e um ajustamento local e global aceitável, após reespecificação do modelo estrutural mais representativo dos dados empíricos.

Palavras-chave : competência percebida; motivação escolar; realização escolar; ensino secundário; modelação de equações estruturais.

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