SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue2The relational­‑game of a group of psychotic patients in physical activity: a psychoanalytic studyPerceived competence in secondary school: From concept to evaluation through a composite questionnaire author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Psicologia

Print version ISSN 0874-2049

Abstract

REBELO, Isabel  and  DUARTE, António. Concepções de aprendizagem com o computador em estudantes universitários. Psicologia [online]. 2012, vol.26, n.2, pp.87-111. ISSN 0874-2049.

Tendo como objectivo conhecer as representações dos estudantes sobre a aprendizagem mediada pelo computador, este estudo pretendeu testar a eventual replicação, no que toca à ideia do computador como meio de aprendizagem, das variantes da concepção de aprendizagem propostos pela perspectiva “fenomenográfica”, assim como revelar concepções possivelmente novas. Este estudo baseou­‑se em entrevistas semi­‑estruturadas centradas em quatro dimensões de análise das concepções de aprendizagem com o computador: dimensão referencial (o que é a aprendizagem com o computador); processual (como se aprende com o computador); contextual (onde se aprende com o computador) e dimensão funcional (para que se aprende com o computador). Os resultados derivaram de uma análise de conteúdo das respostas e revelaram alguma correspondência entre as concepções de aprendizagem com o computador e as concepções de aprendizagem em geral, conhecidas da investigação fenomenográfica (i.e. a aprendizagem enquanto acumulação de informação, enquanto compreensão ou enquanto obtenção de classificações). Estas concepções comportam variantes que o estudo permitiu diferenciar e que replicam ou inovam o leque de concepções de aprendizagem conhecido. Para além disso emergiu uma concepção nova, que salienta a eficiência e organização envolvida na aprendizagem com o computador.

Keywords : Aprendizagem Académica; Concepções de aprendizagem; Concepções de aprendizagem com o computador; Fenomenografia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )