SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue1Consequences of (non) disclosure of homosexuality and sexual prejudice: The point of view of homosexualsAtitudes toward Same‑Sex Parenting of Future Professionals in Social Intervention author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Psicologia

Print version ISSN 0874-2049

Abstract

COSTA, Pedro Alexandre; PEREIRA, Henrique  and  LEAL, Isabel Pereira. Homoparentalidade: o estado da investigação e a procura da normalização. Psicologia [online]. 2012, vol.26, n.1, pp.55-69. ISSN 0874-2049.

As competências parentais de mulheres lésbicas e de homens gays têm sido contestadas com base em diversos argumentos assentes no pressuposto de que a sua orientação sexual implica uma menor capacidade parental. Esta contestação legal, política e social, parece no entanto não conhecer eco na comunidade científica. A quantidade de estudos dedicados à parentalidade homossexual tem crescido exponencialmente e revelado que a orientação sexual de pais e mães não influencia negativamente o desenvolvimento das crianças. Através de uma revisão teórica de estudos pretende­‑se situar o estado da investigação na área da homoparentalidade adoptando uma visão crítica dos principais paradigmas de investigação e da forma como estes influenciam as conclusões dos estudos. Conclui­‑se que a inexistência de diferenças entre famílias homoparentais e famílias heteroparentais é equívoca, e que os esforços de normalização e minimização de eventuais diferenças comprometem o conhecimento científico sobre estas famílias.

Keywords : Parentalidade; pais gays; mães lésbicas; desenvolvimento infantil.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )