SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue2Adaptation and validation of a questionnaire of organizational climate for social welfare organizations author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Psicologia

Print version ISSN 0874-2049

Abstract

MAGALHAES, Eunice  and  LOPES, João. Auto-conceito em adolescentes institucionalizadas: Um estudo exploratório. Psicologia [online]. 2011, vol.25, n.2, pp.163-180. ISSN 0874-2049.

A literatura sugere que o acolhimento institucional poderá ter impactopsicológico negativo na infância, nomeadamente, níveis de auto-estima reduzidos, auto-culpabilização, sentimentos de incompetência e uma percepção por parte dos jovens de uma elevada incerteza relativamente ao seu percurso de vida futuro. Neste trabalho serão apresentados resultados de um estudo comparativo ao nível do auto-conceito entre adolescentes institucionalizadas e adolescentes não institucionalizadas. O estudo envolveu 78 participantes (100% do sexo feminino) da zona Norte do país (Institucionalizadas: N=39; 50%), que preencheram a Escalade Auto-conceito de Piers-Harris para Crianças. Os resultados revelaram que asadolescentes institucionalizadas apresentam níveis globais de auto-conceito mais reduzidos, tendo-se obtido resultados idênticos para algumas dimensões do auto-conceito (aspectos intelectuais, escolares e comportamentais) . Contudo, outras áreas do auto-conceito parecem relativamente protegidas desta percepção menos positiva, o que poderá indiciar a presença de factores protectores. No futuro, outras dimensões de ajustamento psicológico deverão ser exploradas ao nível da investigação com adolescentes institucionalizados, numa abordagem multidimensional e se possível longitudinal.

Keywords : institucionalização; auto-conceito; adolescência.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )