SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número2Empenhamento organizacional nos trabalhadores temporáriosO fenómeno da consciência no desenho: na procura da liberdade na experiência do universal índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia

versão impressa ISSN 0874-2049

Resumo

QUINTAO, Sónia; DELGADO, Ana R.  e  PRIETO, Gerardo. Avaliação da escala de auto-estima de Rosenberg mediante o modelo de rasch. Psicologia [online]. 2011, vol.25, n.2, pp.87-101. ISSN 0874-2049.

O objectivo deste estudo consistiu em avaliar as características psicométricas da versão portuguesa da escala de Rosenberg mediante o modelo de Escalas de Classificação, uma extensão para itens politómicos do modelo de Rasch. Foi recolhida uma amostra de 510 estudantes universitários, 223 do sexo masculino e 287 do sexo feminino, com uma média etária de 21.7 anos (DP = 3.80). As análises indicam que o ajuste dos dados ao modelo é aceitável. Conclui-se que tanto o formato de resposta da versão portuguesa (tipo Likert com quatro categorias) como a fiabilidade dos dados resultam adequados. No entanto, de um ponto de vista substantivo e, em concordância com estudos prévios, constata-se que a escala não permite distinguir as pessoas com níveis médio e alto de auto-estima.

Palavras-chave : Auto-estima; Modelo de Rasch; Rosenberg; Portugal.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )