SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue1Grounds for the Design of Prevention Strategies for the Promotion of Couples Satisfaction and ResilienceRelation between the beliefs of self-efficacy and the social support on the transition to work on graduate students in higher education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Psicologia

Print version ISSN 0874-2049

Abstract

GARRIDO, Margarida Vaz; AZEVEDO, Catarina  and  PALMA, Tomás. Cognição social: Fundamentos, formulações actuais e perspectivas futuras. Psicologia [online]. 2011, vol.25, n.1, pp.113-157. ISSN 0874-2049.

A Cognição Social emergiu em meados dos anos 70 como uma abordagem conceptual genérica com o objectivo de compreender e explicar como é que as pessoas se percebem a si próprias e aos outros, e como é que essas percepções permitem explicar, prever e orientar o comportamento social. Esta nova abordagem constituiu-se com base na vasta tradição teórica e de investigação da Psicologia Social, e integra ideias e metodologias da Psicologia Cognitiva na exploração dos fundamentos cognitivos dos fenómenos sociais. Inicialmente, apoiada no paradigma do processamento da informação, a abordagem sócio-cognitiva procurou explorar as estruturas e os processos cognitivos subjacentes à percepção e comportamento social. Mais recentemente, a disciplina tem vindo a integrar novos contributos, que enfatizam os constrangimentos emocionais, motivacionais, corporais e os efeitos situacionais na cognição e comportamento humanos, e a beneficiar dos desenvolvimentos teóricos e tecnológicos das neurociências sócio-cognitivas. Da revisão de literatura realizada constata-se ainda um interessante paradoxo que resulta da oposição entre o esforço de integração da cognição social situada e a natureza simplificadora das abordagens das neurociências.

Keywords : Cognição Social; Cognição Situada; Neurociência Sócio-Cognitiva.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )