SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número2Impacto da expressão facial na percepção de tempo: papel da valência e da activação (arousal)Preditores emocionais e sociais da aceitação pelos pares em crianças de idade escolar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia

versão impressa ISSN 0874-2049

Resumo

ESTEVES, Francisco; ARRIAGA, Patrícia; CARNEIRO, Paula  e  FLYKT, Anders. Respostas emocionais (verbais e psicofisiológicas) perante imagens de estímulos alimentares. Psicologia [online]. 2010, vol.24, n.2, pp.89-111. ISSN 0874-2049.

O processamento emocional de imagens com estímulos alimentares foi estudado em quatro experiências, comparando participantes que revelaram ter atitudes pouco saudáveis face à alimentação, dieta e forma do corpo, com grupos de controlo. Todos os participantes eram do sexo feminino e as respostas a imagens de alimentos de baixo e elevado teor calórico foram comparadas às respostas a outros estímulos emocionais. Nas primeiras três experiências foram medidas as respostas verbais e autonómicas; a Experiência 4 foi um estudo de condicionamento clássico. Nas experiências 2-4 foi usado um procedimento backward masking de apresentação de imagens com o intuito de observar respostas automáticas, não-conscientes. Os resultados mostraram, no geral, que as imagens de alimentos foram processadas de modo semelhante a outro material emocional, a nível verbal e fisiológico. Embora alguns resultados indicassem diferenças entre grupos, o padrão geral foi o de que as participantes com maiores preocupações com a alimentação e dieta mostraram maior reactividade a estímulos alimentares.

Palavras-chave : Estímulos alimentares; psicofisiologia; emoções; condutância dérmica da pele.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )