SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue2Are there individual differences in the ability to detect lie and honesty in others?Emotional responses (verbal and psychophysiological) to pictures of food stimuli author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Psicologia

Print version ISSN 0874-2049

Abstract

FERNANDES, Alexandre  and  GARCIA-MARQUES, Teresa. Impacto da expressão facial na percepção de tempo: papel da valência e da activação (arousal). Psicologia [online]. 2010, vol.24, n.2, pp.61-88. ISSN 0874-2049.

A natureza emocional de uma expressão facial parece enviesar a percepção da sua duração. Neste artigo apresentamos um estudo que testa a hipótese deste efeito ser moderado pelas dimensões emocionais (valência e activação [arousal]), abordando a sua explicação em termos de processos que interferem com o funcionamento de um “relógio interno”, nomeadamente processos atencionais e activacionais. Utilizando uma tarefa de bissecção temporal, com durações entre 400 e 1600ms, os resultados sugerem um efeito da valência da emoção expressa por uma face: a duração das faces negativas é sobre-estimada relativamente às positivas. Este efeito foi moderado pela intensidade das expressões emocionais (activação [arousal]) verificando-se apenas claramente na condição de baixa intensidade. Na condição de elevada intensidade, as faces positivas foram avaliadas de forma idêntica às negativas O facto de esta interacção apenas se verificar em durações mais curtas, sugere uma interferência concorrente de processos atencionais e activacionais. Esta explicação é discutida no artigo, tendo em consideração as suas limitações.

Keywords : expressão facial; percepção de tempo; emoção; valência; activação (arousal).

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )