SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue1The centrality of shame experiences: Psychometric properties of the portuguese version of the Centrality of Event Scale (CES)Competence, Gender Inequality and Affirmative Action Measures: A “Natural” or a “Competence” Issue? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Psicologia

Print version ISSN 0874-2049

Abstract

CUNHA, Marina; PINTO-GOUVEIA, José  and  MORGADO, Catarina. Versão portuguesa da escala de auto-avaliação retrospectiva da inibição comportamental: estudo psicométrico da rsri numa amostra de adolescentes da comunidade. Psicologia [online]. 2010, vol.24, n.1, pp.97-116. ISSN 0874-2049.

O conceito de inibição comportamental é definido como uma apreensão ou reserva consistente na forma de responder a estímulos sociais ou não-sociais novos e não familiares. Dada a inequívoca importância da avaliação da inibição comportamental na infância e de uma melhor compreensão do seu papel no desenvolvimento da psicopatologia, Reznick e colaboradores desenvolveram a escala Retrospective Self-Report Inhibition (RSRI), formada por 30 itens que procuram avaliar, retrospectivamente, o grau de inibição comportamental do individuo durante a infância (entre o 1º e 6º ano de escolaridade). O objectivo deste artigo é confirmar as qualidades psicométricas da RSRI aplicada a uma amostra da população portuguesa e investigar a utilidade deste instrumento enquanto medida da inibição comportamental expressa na infância. O primeiro estudo, realizado com uma amostra de adolescentes (n=296), entre os 12 e os 18 anos, revelou que a RSRI possui uma boa consistência interna e uma estrutura factorial idêntica à versão original, mantendo-se a evidência de dois factores: medos/doenças, respeitante a situações relacionadas com medos, em geral, e queixas somáticas; e escola/situações sociais, que integra os itens relacionados com medos em contexto escolar e em diversas situações sociais. No segundo estudo, recorrendo a grupos clínicos e de controlo (Grupo de jovens com Perturbação de Ansiedade Social (n=76), Outras Perturbações Ansiosas (n=28) e Sem qualquer Psicopatologia (n=76) procurou-se analisar a capacidade discriminativa da escala e suas dimensões. Os resultados evidenciaram a utilidade bidimensional do constructo de inibição comportamental, tal como é avaliado pela RSRI, mostrando a dimensão de medos sociais mais poder discriminativo do que a dimensão de medos não-sociais. São apontadas sugestões para futuros estudos que reforcem a robustez dos dados encontrados e contribuam para a utilidade desta escala na investigação clínica em adolescentes portugueses.

Keywords : Escala RSRI; adolescência; questionários de auto-resposta; inibição comportamental; ansiedade social.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )