SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número1Violência conjugal: representações e significados no discurso mediáticoA centralidade das experiências da vergonha: estudo das propriedades psicométricas da versão portuguesa da escala da centralidade do acontecimento índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia

versão impressa ISSN 0874-2049

Resumo

CABRAL, Joana  e  MATOS, Paula Mena. COPE-inventory: teste da estrutura facturial com uma amostra de jovens adultos universitários. Psicologia [online]. 2010, vol.24, n.1, pp.49-71. ISSN 0874-2049.

Na primeira parte deste artigo abordam-se algumas das principais controvérsias e desafios na conceptualização e avaliação do coping, passando-se depois à apresentação de um estudo de adaptação do COPE-Inventory (Carver, Scheier, & Weintraub, 1989), com uma amostra de 1074 estudantes do 1º ano de vários cursos da Universidade do Porto. Numa primeira metade aleatória da amostra foi efectuada uma Análise Factorial Exploratória. O ajustamento local de cada factor e o modelo global foram testados na segunda metade, recorrendo a Análises Factoriais Confirmatórias que revelaram índices de ajustamento adequados. Propõe-se uma versão adaptada do instrumento composta por 4 escalas, reflectindo estratégias: Activas/Reflexivas, de Procura de Suporte, Evitantes e de Significação Positiva. As escalas revelaram uma consistência interna satisfatória (alphas de Cronbach entre .64 e .80) e correlações significativas e moderadas na direcção esperada, sugerindo estratégias de coping que, embora distintas, não serão necessariamente mutuamente exclusivas, podendo coexistir durante o processo de coping.

Palavras-chave : estratégias de coping; adaptação do COPE Inventory; Análise Factorial Confirmatória; consistência interna.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )