SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número2Qualidade do ambiente em casa e desenvolvimento infantil: Um estudo com o Inventário ‘HOME’Motivação dos estudantes e dos professores: um processo recíproco e relacional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia

versão impressa ISSN 0874-2049

Resumo

ROSARIO, Helena; LEAL, Teresa; PINTO, Ana Isabel  e  SIMEONSSON, Rune J.. Utilidade da classificação internacional da funcionalidade, incapacidade e saúde: versão para crianças e jovens (cif-cj) no contexto da intervenção precoce e da educação especial. Psicologia [online]. 2009, vol.23, n.2, pp.129-139. ISSN 0874-2049.  http://dx.doi.org/10.17575/rpsicol.v23i2.332.

O presente artigo tem como objectivo reflectir acerca da utilidade da Classificação Internacional da Funcionalidade, Incapacidade e Saúde - Versão para Crianças e Jovens - CIF-CJ (WHO, 2007), no âmbito da Intervenção Precoce e da Educação Especial. É discutida a importância da CIF-CJ como operacionalização de um modelo teórico unificador e abrangente que, ao descrever as características da funcionalidade individual, considerando a participação da pessoa com base em processos interactivos pessoa-ambiente, ultrapassa as limitações da abordagem diagnóstica ao desenvolvimento. São apresentadas as linhas gerais de vários estudos realizados na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, que têm como objectivo analisar a utilidade da classificação no processo de avaliação - intervenção na Educação Especial e na Intervenção Precoce.

Palavras-chave : funcionalidade; classificação; intervenção precoce; educação especial.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )