SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número2O envolvimento do pai no processo desenvolvimental dos filhos: uma abordagem intergeracionalUtilidade da classificação internacional da funcionalidade, incapacidade e saúde: versão para crianças e jovens (cif-cj) no contexto da intervenção precoce e da educação especial índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia

versão impressa ISSN 0874-2049

Resumo

ABREU-LIMA, Isabel Macedo Pinto. Qualidade do ambiente em casa e desenvolvimento infantil: Um estudo com o Inventário ‘HOME’. Psicologia [online]. 2009, vol.23, n.2, pp.115-128. ISSN 0874-2049.  https://doi.org/10.17575/rpsicol.v23i2.331.

A versão pre-escolar do Inventário HOME (Observação em casa para Avaliação do Meio Ambiente, Caldwell & Bradley, 1984) foi utilizada num grupo de crianças portuguesas em idade pre-escolar e suas famílias, que participaram na European Child Care and Education Study (ECCE). O estudo tinha dois objectivos e iniciou-se com o estudo das propriedades psicométricas do Inventário HOME. Foi estimada a validade do Inventário, tendo emergido uma estrutura fatorial conceptualmente idêntica à do questionário original, se bem que com um número mais reduzido de sub-escalas. A correlação entre os valores globais do Inventário HOME e outros indicadores da qualidade familiar variou de moderada a elevada. Os resultados da validação mostraram que o instrumento é relevante para a o contexto cultural português, e que constitui uma medida adequada da qualidade dos ambientes das famílias portuguesas. O segundo objectivo consistiu na análise do poder preditivo do valor global do HOME em relação aos resultados obtidos pelas crianças nos domínios cognitivo e adptativo, a par de outras variáveis ecologicamente relevantes do contexto das crianças e das características da criança. Os valores do HOME foram os únicos preditores significativos quando se tomaram em consideração os resultados no domínio cognitivo e constituiram o mais significativo preditor do comportamento adaptativo.

Palavras-chave : inventário HOME; desenvolvimento cognitivo; comportamento adaptativo; pre-escolar.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )