SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número2Qualidade em educação pré-escolarRisco e intervenção comunitária: projecto de intervenção socio-educativo para crianças e famálias da cruz de pau índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia

versão impressa ISSN 0874-2049

Resumo

PESSANHA, Manuela; PINTO, Ana Isabel  e  BARROS, Sílvia. Influência da qualidade dos contextos familiar e de creche no envolvimento e no desenvolvimento da criança. Psicologia [online]. 2009, vol.23, n.2, pp.55-71. ISSN 0874-2049.  http://dx.doi.org/10.17575/rpsicol.v23i2.327.

O presente estudo analisou a influência da qualidade dos contextos educativos (casa e creche) no envolvimento da criança com adultos, pares e objectos, observado em contexto de creche, e no seu desenvolvimento cognitivo, social e de linguagem. Participaram 120 crianças do Distrito do Porto, respectivas famílias e educadores. Os resultados indicaram que características da criança, a qualidade da sala de creche e os comportamentos interactivos dos educadores influenciam o envolvimento da criança em diferentes níveis de sofisticação. Verificou-se a existência de efeitos de pequena magnitude da qualidade das salas de creche nos resultados desenvolvimentais. Evidenciou-se também a existência de efeitos, pequenos a moderados, da qualidade do ambiente familiar no desenvolvimento das crianças.

Palavras-chave : envolvimento; desenvolvimento; qualidade dos contextos; interacções.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )