SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número2Intervenção e investigação em idades precoces: o legado de Joaquim BairrãoInfluência da qualidade dos contextos familiar e de creche no envolvimento e no desenvolvimento da criança índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia

versão impressa ISSN 0874-2049

Resumo

LEAL, Teresa et al. Qualidade em educação pré-escolar. Psicologia [online]. 2009, vol.23, n.2, pp.43-54. ISSN 0874-2049.  http://dx.doi.org/10.17575/rpsicol.v23i2.326.

No período de 1992 a 2007 Joaquim Bairrão, na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, coordenou vários estudos que produziram um conjunto de conhecimentos sobre diferentes tipos de características de contextos de educação pré-escolar e sobre a relação entre essas características e o desenvolvimento das crianças. Este artigo pretende ilustrar o percurso de investigação da equipa coordenada por Joaquim Bairrão na área da qualidade em educação pré-escolar. Salientamos nesta ilustração o estudo que marca o início deste percurso, o Estudo Internacional sobre Educação e Cuidados de Crianças em Idade Pré-Escolar (1992-1998), sendo ainda apresentados resultados de alguns estudos subsequentes desenvolvidos pela equipa. É efectuada uma reflexão sobre o conjunto de dados obtidos, discutindo-se o seu significado no contexto actual da educação pré-escolar.

Palavras-chave : educação pré-escolar; contextos; qualidade; desenvolvimento infantil.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )