SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue2Intervention and Research in Early Ages: the Legacy of Joaquim BairrãoEffects of Day Care and Home Quality on Children’s Engagement and Development author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Psicologia

Print version ISSN 0874-2049

Abstract

LEAL, Teresa et al. Qualidade em educação pré-escolar. Psicologia [online]. 2009, vol.23, n.2, pp.43-54. ISSN 0874-2049.  http://dx.doi.org/10.17575/rpsicol.v23i2.326.

No período de 1992 a 2007 Joaquim Bairrão, na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, coordenou vários estudos que produziram um conjunto de conhecimentos sobre diferentes tipos de características de contextos de educação pré-escolar e sobre a relação entre essas características e o desenvolvimento das crianças. Este artigo pretende ilustrar o percurso de investigação da equipa coordenada por Joaquim Bairrão na área da qualidade em educação pré-escolar. Salientamos nesta ilustração o estudo que marca o início deste percurso, o Estudo Internacional sobre Educação e Cuidados de Crianças em Idade Pré-Escolar (1992-1998), sendo ainda apresentados resultados de alguns estudos subsequentes desenvolvidos pela equipa. É efectuada uma reflexão sobre o conjunto de dados obtidos, discutindo-se o seu significado no contexto actual da educação pré-escolar.

Keywords : educação pré-escolar; contextos; qualidade; desenvolvimento infantil.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )