SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue1TV and beliefs about social realityThe factorial structure of the Portuguese version of the Job diagnostic survey author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Psicologia

Print version ISSN 0874-2049

Abstract

GONCALVES, Miguel M. et al. Mudança terapêutica e momentos de inovação. Psicologia [online]. 2009, vol.23, n.1, pp.55-78. ISSN 0874-2049.  https://doi.org/10.17575/rpsicol.v23i1.317.

De acordo com White e Epston (1990), a construção da mudança em psicoterapia ocorre a partir da ampliação de resultados únicos, ou de momentos de inovação (MIs), como preferimos denominá-los. Os resultados únicos são excepções à história saturada pelo problema que podem viabilizar uma nova narrativa. Neste estudo, analisam-se os MIs em cinco casos com bons resultados terapêuticos e cinco casos com reduzido sucesso terapêutico. Os resultados revelam que há diferenças significativas ao nível da saliência (tempo de elaboração na sessão), que é mais elevada no grupo com bons resultados terapêuticos, e em relação aos MIs de reconceptualização e novas experiências, tipos de MIs que estão quase ausentes no grupo com insucesso. Sugere-se um modelo de construção de novas narrativas em que os MIs de reconceptualização possibilitam o desenvolvimento de uma meta-posição sobre o próprio processo de mudança. Deste modo, promove-se o desenvolvimento do sentido de autoria da narrativa de vida e também de novos guiões para a mesma (MIs de novas experiências).

Keywords : Mudança narrativa; momentos de inovação; reconceptualização; novas experiências.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )