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Psicologia

versão impressa ISSN 0874-2049

Resumo

SIDERA, Francesc; MARTI, Eduard  e  GABUCIO, Fernando. A distinção entre emoção aparente e real no faz-de-conta e em situações de engano. Psicologia [online]. 2008, vol.22, n.2, pp.33-49. ISSN 0874-2049.

A compreensão das crianças acerca da distinção entre emoção aparente e real foi avaliada através de uma tarefa de engano e de uma tarefa de faz-de-conta. Em cada tarefa, as crianças entre os 5 e os 7 anos ouviram uma história e foram inquiridas acerca das emoções internas e externas do protagonista. O procedimento permitiu que as crianças mostrassem a compreensão dessa distinção a nível espontâneo e após questionamento explícito. As crianças tiveram grande dificuldade em fazer a distinção espontaneamente em qualquer uma das tarefas. No entanto, tiveram um melhor desempenho quando foram questionadas explicitamente acerca de a possibilidade de as emoções internas e externas do protagonista serem diferentes. De um modo global, as crianças com 7 anos de idade compreenderam melhor a distinção do que as de 5 anos. Mais importante, não houve diferenças entre as tarefas de engano e de faz-de-conta. Uma possível explicação é a de que a compreensão dessa distinção desenvolve-se em simultâneo em ambos os tipos de situações. É discutida a importância da compreensão das emoções através do faz-de-conta para um entendimento da distinção entre emoção real e aparente.

Palavras-chave : Expressão emocional; engano; fazer-de-conta; teoria da mente.

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