SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número1Vinculação aos pais, divórcio e conflito interparental em adolescentes índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia

versão impressa ISSN 0874-2049

Resumo

BONOMO, Mariana; TRINDADE, Zeidi Araújo; SOUZA, Lídio de  e  COUTINHO, Sabrine Mantuan dos Santos. Representações sociais e identidade em grupos de mulheres ciganas e rurais. Psicologia [online]. 2008, vol.22, n.1, pp.153-181. ISSN 0874-2049.

A partir das teorias da Identidade Social e das Representações Sociais tivemos como objetivo analisar as relações intergrupais estabelecidas entre comunidades rural e cigana, procurando conhecer os significados e as práticas construí-das na dinâmica entre endogrupo e exogrupo. Participaram do estudo 17 mulheres de duas comunidades tradicionais, com idades entre 14 e 67 anos. Realizamos entrevistas individuais a partir de roteiros semiestruturados. Procedemos à análise dos dados através do software ALCESTE e da Análise de Conteúdo. Os resultados indicaram presença de práticas que sugerem a existência de elementos de representação ambíguos orientando as relações intergrupais. Discute-se o conflito produzido pela diferenciação identitária ancorada nos elementos das culturas “cigana” e “rural”, reforçado por representações dos ciganos como povo amaldiçoado, e os laços de solidariedade gerados pela identidade feminina comum, que agrega o sentimento de mulheres sofredoras e exploradas pelos homens que detêm o poder em ambos os grupos.

Palavras-chave : Identidade social; representação social; relação intergrupal; gênero.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )