SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número1Análise do fenómeno de base segura em contexto familiar: as relações criança/mãe e criança/paiRepresentações sociais e identidade em grupos de mulheres ciganas e rurais índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia

versão impressa ISSN 0874-2049

Resumo

MOURA, Octávio  e  MATOS, Paula Mena. Vinculação aos pais, divórcio e conflito interparental em adolescentes. Psicologia [online]. 2008, vol.22, n.1, pp.127-152. ISSN 0874-2049.

Este estudo pretendeu identificar variações na qualidade da vinculação aos pais em função da estrutura familiar (famílias intactas e divorciadas) e do conflito interparental, tendo sido igualmente analisadas as diferenças de género do adolescente e das figuras parentais. Deste estudo fizeram parte 310 jovens dos 14 aos 18 anos de idade de ambos os géneros. Os questionários utilizados foram o Questionário de Vinculação ao Pai e à Mãe (QVPM; Matos & Costa, 2001, versão revista) e o The Children’s Perception of Interparental Conflict Scale (CPIC; Grych, Seid & Fincham, 1992). Ambos os instrumentos revelaram ter qualidades psicométricas adequadas, testadas a partir de análises factoriais confirmatórias e da consistência interna. Os resultados apontam para o facto de a situação de divórcio afectar mais o relacionamento do jovem com a figura paterna, enquanto que o conflito interparental surge como a variável mais preditora da vinculação aos pais, afectando a qualidade do laço emocional relativamente a ambas as figuras parentais, independentemente da estrutura familiar.

Palavras-chave : vinculação; conflito interparental; divórcio parental; adolescência.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )