SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue1Dating sexual violence: Relevance of preventionParental attachment, divorce and interparental conflict in adolescents author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Psicologia

Print version ISSN 0874-2049

Abstract

MONTEIRO, Lígia et al. Análise do fenómeno de base segura em contexto familiar: as relações criança/mãe e criança/pai. Psicologia [online]. 2008, vol.22, n.1, pp.104-125. ISSN 0874-2049.

O estudo analisa, no contexto da teoria de Bowlby e Ainsworth, o modo como a criança utiliza as figuras parentais como base segura, explorando a especificidade da organização destes comportamentos nas duas relações. Analisa, ainda, a existência de semelhanças ou diferenças nas classificações da criança em relação à mãe e ao pai. Os participantes são 56 díades mãe/criança e pai/criança, tendo as crianças idades compreendidas entre os 29 e os 38 meses. Observadores independentes realizaram visitas domiciliárias com a criança/mãe e com a criança/pai, utilizando o AQS (Waters, 1995). Não foram encontradas diferenças significativas entre os valores de segurança para a mãe e para o pai. Com base nas escalas do AQS, obtiveram-se diferenças significativas na Proximidade e no Contacto Físico. Assim, a criança utiliza ambos os pais como base segura, embora os estilos de interacção possam apresentar características específicas. Verificou-se, ainda, a existência de uma correlação significativa entre os valores de segurança da criança em relação à mãe e ao pai, o que vai ao encontro dos resultados obtidos por Veríssimo et al. (2006). Esta correlação poderá ser explicada pela semelhança nos cuidados parentais.

Keywords : fenómeno de base segura; figuras parentais; semelhanças vs. diferenças nas relações.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )