SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1Experiência prévia e eficácia grupal percebida perante dilemas sociaisNão há bela sem senão: A identificação organizacional, os comportamentos de dedicação ao trabalho e o conflito trabalho­‑família índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia

versão impressa ISSN 0874-2049

Resumo

CUNHA, Miguel Pina e  e  REGO, Arménio. O retorno é o Movimento do Tao: Uma abordagem dialéctica da eficácia organizacional. Psicologia [online]. 2007, vol.21, n.1, pp.107-131. ISSN 0874-2049.

Frequentemente, as discussões sobre a eficácia organizacional transmitem a ideia de que algumas organizações são mais eficazes do que outras. Neste trabalho, o ponto de partida é distinto: algumas organizações estão mais eficazes que outras. A eficácia é vista, por conseguinte, como um processo e não como um resultado estável. Para explorar esta perspectiva dinâmica, recorremos à filosofia chinesa do taoísmo. Algumas noções simples são usadas para discutir como eficácia e ineficácia, mais do que estados independentes, podem afinal ser as duas faces de um mesmo processo.

Palavras-chave : eficácia; ineficácia; taoísmo; processos organizacionais; paradoxos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )