SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1Clima psicológico como preditor da saúde e do bem‑estar de profissionais de saúde em contexto hospitalarExperiência prévia e eficácia grupal percebida perante dilemas sociais índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia

versão impressa ISSN 0874-2049

Resumo

TORDERA, Nuria; PEIRO, José M.; LOPEZ, José Ramos  e  GONZALEZ­ROMA, Vicente. A qualidade do intercâmbio líder­‑membro (LMX) e o clima psicológico: Uma análise longitudinal das suas relações recíprocas. Psicologia [online]. 2007, vol.21, n.1, pp.59-81. ISSN 0874-2049.

Embora a relação entre o clima e a liderança esteja presente em diferentes abordagens teóricas, existe pouca investigação que contribua para compreender o processo de desenvolvimento de ambos os fenómenos de um modo integrado. Kozlowski e Doherty (1989) desenvolvem uma abordagem para a formação do clima organizacional, com a qual integram a teoria do intercâmbio líder­‑membro (LMX) e propõem um modelo teórico em que especificam os mecanismos que agem no desenvolvimento de ambos os constructos. A ausência de estudos longitudinais impede a análise das relações causais entre ambos os constructos. O objectivo principal deste trabalho é analisar uma série de hipóteses de causalidade recíproca entre a qualidade LMX e o clima psicológico através de um estudo longitudinal. Os resultados mostraram a existência de relações entre ambos os constructos ao longo do tempo, embora não sejam apoiadas as hipóteses de relação recíproca.

Palavras-chave : liderança; clima organizacional; intercâmbio; líder­membro; congruência perceptiva.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )